TAI CHI BEING TAO

Caminho para uma vida harmoniosa

Por que o Tai Chi Chuan é um exercício para o cultivo do corpo, da mente e do espírito?

A união do Yin e do Yang é a raiz da vida universal. No mundo físico, essas duas energias se manifestam como o corpo humano, bem como todas as coisas existentes na face da terra.

No mundo não manifesto, essas mesmas energias assumem uma natureza ainda mais sutil e se expressam pelos movimentos da mente (pensamentos) e pelas conquistas do coração (desenvolvimento de sentimentos puros: amor, perdão, igualdade, aceitação, alegria) que conduzem ao que chamamos de paz interior.

O fenômeno biológico da concepção é a primeira integração do Yin e do Yang na esfera humana. Em seguida, com o nascimento, a primeira inspiração que precede as respirações durante toda uma existência, até culminar na sua desintegração marcada pelo fim da vida física com a última exalação. No entanto, a eternidade do ser continua sua caminhada. O ser humano é um modelo reduzido do universo múltiplo (mundos visíveis e invisíveis), cuja natureza oculta e profunda tem suas raízes nos domínios celestiais.

O caminho espiritual não há que se submeter ao rigor de dogmas. Ele é construído na experiência da vida, no aprendizado que desperta as virtudes. Isso somente é possível pela via da simplicidade e beleza, presentes na Natureza desde o início dos tempos.

Por isso dizemos que o Tai Chi é arte, ciência e estudo. Tais aspectos devem ser cultivados simultaneamente, um não prescindindo do outro, este não se enfatizando mais que aquele.  Todos são igualmente importantes, como os elétrons, prótons e nêutrons o são na constituição do átomo. Do contrário, tem-se a fragmentação (de idéias, de pensamentos, de comportamentos) que resulta em separatividade e afasta o homem dos propósitos e realizações que visam a união.

O Tai Chi é arte que se expressa pela execução de movimentos harmoniosos combinados com a respiração ritmada.

O Tai Chi é ciência que se revela pelos conhecimentos ancestrais que deram origem à Medicina Tradicional Chinesa, fruto da observação de como funciona o corpo humano, esse verdadeiro laboratório vivo que opera com perfeição e sob a influência das energias mentais e espirituais.

O Tai Chi é estudo, que nos convida ao conhecimento e prática da filosofia taoísta na qual se fundamenta – Yin e Yang, I Ching, Tao Te Ching  – que revelam manifestações de leis naturais que regem todo o Universo.

Para o cultivo da saúde física, mental e espiritual, Lao Tzé nos chama atenção para o desenvolvimento de quatro virtudes fundamentais, das quais resultam todas as outras virtudes:

– a consciência do Tao, do divino, ou seja, do sagrado que existe em todos os seres e todas as coisas;

– a sinceridade natural, i. e., ser genuíno, honesto, justo, íntegro;

– exercer a gentileza, que significa tratar todos os seres e todas as coisas com

a atenção e o carinho que dispensamos a nós mesmos, cuja energia aproxima a pessoa à realidade sutil do Universo; e

– ser naturalmente prestativo, o que quer dizer, servir sempre, sem nada esperar em troca, simplesmente pela satisfação íntima de fazer o bem.

Tudo no universo é expressão do Tai Chi. Uma gota de orvalho é um Tai Chi. Uma folha que cai é um Tai Chi. Um fato isolado é um Tai Chi. Um suceder de acontecimentos é um Tai Chi. Tudo é um Tai Chi. Nada há fora dele. Ele não cabe em palavras, nem as palavras podem verdadeiramente alcançá-lo, pois que o Tao em manifesta em infindas transformações, e seja na quietude ou no movimento, somente nos é possível senti-Lo.

Viver o Tai Chi Being Tao é cultivar a Saúde, a Fraternidade e a Paz!

Brasília 27/01/2013

José Milton de Oliveira,  Conselheiro da ABT/ACBC,  escritor, professor e terapeuta.