Qi Gong (Chi Kung) de Wudang

De: Teresa Adada Sell

Saúde Física, Mental e Espiritual


O Qi Gong- ou Chi Kung, é um método da medicina milenar chinesa que se realiza através de posturas, respiração e intencionalidade.

Nossa saúde é o bem mais precioso de que dispomos.Qualquer coisa que damos importância maior, perde seu valor quando nossa saúde ou de algum ente querido fica ameaçada, ou entra em dificuldade. Infelizmente a visão imediatista de nossa sociedade não percebe a necessidade de preservar e prevenir, e se gastam fortunas pessoais e públicas na recuperação da saúde. E nem sempre com sucesso! O Qi Gong apresenta em formas extremamente simples um trabalho corporal e mental para se manter a saúde, ou abreviar o tempo de recuperação nas enfermidades, envelhecer mais lentamente e com saúde.

Aqui propomos o Qi Gong de Wudang, trazido ao Brasil por Mestre Sun Jun Qing, que nos aperfeiçoou em seu método, no ano de 2000, lançando seu livro em português: “A Iluminação do Coração através do Wudang Chikung.”-(Madras).

O trabalho com artes marciais e Qi Gong desenvolvemos em nossa cidade desde 1988. Este é mais um aspecto de elevação da energia vital que desenvolve a capacidade natural de cura de que todos nós dispomos. Simples e surpreendentemente eficaz!

Existem várias formas de variadas culturas procurarem pela saúde de maneira diversa da medicina usual. Existem verdadeiras relíquias de conhecimentos sobre cuidados com saúde. O Qi Gong é um tesouro que vindo da China pertence à Humanidade.

Nunca se falou tanto como hoje em dia sobre depressão, hipertensão, problemas articulares, enxaquecas, distúrbios gástro-intestinais, dores generalizadas sem diagnóstico preciso, etc. A vida estressante da maioria da população sejam funcionários ou trabalhadores braçais, têm pululado hospitais e postos de saúde. Muitas destas dificuldades seriam amenizadas se não curadas, com práticas orientais, simples como o Qi Gong.

O Qi Gong alia posturas corretas ( paradas ou em movimentos suaves e contínuos), à respiração correta, à concentração no que ocorre no momento. Une o aprimoramento corporal à leveza do espírito.

O sistema imunológico é fortalecido de maneira geral.

Vitalidade e alegria se tornam reais.

”O objetivo é alcançar uma saudável longevidade, mediante o treinamento do corpo e espírito” (Sun Jun Qing)

O Qi Gong entre suas inúmeras ações massageia os órgãos internos, aumenta a capacidade pulmonar, regula os batimentos cardíacos, melhora metabolismo do sangue, equilibra o fluxo energético entre o Yin e Yang aumentando a vitalidade evitando o envelhecimento precoce.

Professora Teresa Adada Sell – Grupo Wulin – Florianópolis-SC
(http://www.alquimidia.org/espacowulin E-mail: tas@mbox1.ufsc.br)

pracadaharmoniauniversal@gmail.com

Entrequadra 104/105 Norte
Asa Norte – Brasília DF