Outras Práticas

1. Espada

Normalmente, para se praticar taichi chuan basta nosso corpo/mente e um lugar calmo, embora ele possa ser praticado até mesmo no quarto de um hotel. No entanto, há também práticas tidas como mais “sofisticadas”, uma vez que exigem instrumentos. Uma delas é a espada. Talvez devido a esse pré-requisito, ela não seja tão popular quanto outras práticas. Na Praça da Harmonia Universal, umas 5 pessoas se dedicam a ela.

 

2. Baguazhang

Uma outra prática muito interessante é o baguazhang. Ele começou a ser treinado de modo mais sistemático em data relativamente recente, sob a direção de Aristein Woo. No entanto, está ganhando adeptos a cada dia que passa. Há inclusive pessoas que não participam de outras práticas, mas só do bagua. A série que se pratica é a desenvolvida pelo mestre Liu Jing Ru, na década de noventa.

 

3. Leque

A modalidade leque tem sido pouco praticada na PHU; apenas esporadicamente algumas pessoas vão à Praça praticar. No entanto, nos grandes eventos da Praça sempre há apresentação de Tai Chi Leque.

4. Bastão

Também é uma modalidade esporadicamente praticada na PHU. Às vezes é apresentada em eventos.

5. Lança

6. Sabre.

Só é praticado nas festividades, pelo menos por enquanto.

7. Chi kung

 

Na verdade, o chi kung (qi qong) não é “outra” prática. Uma vez que “chi” significa “energia vital” e “kung” significa “trabalho”, chi kung é literalmente um trabalhar da energia vital, ou seja, da respiração. Todo exercício que se faz com atenção nela é um tipo de chi kung, donde se conclui que praticamente tudo que fazemos no tai chi é também chi kung. Mas, às vezes se pode praticar conscientemente essa arte com esse nome, e hoje existem inúmeros livros ensinando técnicas de respiração. Na bibliografia que consta na seção O que é tai chi chuan, vemos um desses livros. Uma série de exercícios de chi kung relativamente bem conhecida é o tai chi chi kung, conhecida por pelo menos alguns frequentadores da PHU.

8. Outros

Esporadicamente, há demonstrações de outras atividades de cunho taoista, como tuina, fengshui etc. Isso se dá sobretudo em atividades festivas, quando temos convidados.

pracadaharmoniauniversal@gmail.com

Entrequadra 104/105 Norte
Asa Norte – Brasília DF