Being Tao 命道

PRINCÍPIOS

Uma conversa entre os irmãos Moo-Shong Woo e George Chia-You Yeh deu nome e rumo ao Being Tao desenvolvido e praticado pelo Mestre Woo na Praça da Harmonia Universal, em Brasília. Pelo lado paterno, Mestre Woo integra uma longa linhagem de forte ligação com a medicina chinesa e as artes marciais. Pelo lado materno, os antepassados do Mestre Woo eram médicos e filósofos. O Being Tao foi formado a partir da mescla de todos esses conhecimentos com a experiência de vida do mestre Woo no Brasil. Um dos mestres mais próximos do Mestre Woo foi seu irmão, George Chia-you Yeh. George, além de transmitir-lhe as artes marciais, foi também seu orientador acadêmico, na década de 1950, nos Estados Unidos. Após a vinda do Mestre Woo para o Brasil, Dr. George Yeh permaneceu sendo seu mentor intelectual. Num encontro entre os dois irmãos, George sugeriu que o trabalho desenvolvido em Brasília recebesse o nome de Ming Tao – o Caminho do Viver. Como o inglês é a língua de maior difusão mundial, foi adotado o nome nessa língua: Being Tao. O objetivo maior do Being Tao é o aprimoramento constante e global nas diversas dimensões da vida: física, mental, espiritual, social e ecológica, criando uma ambiência de paz, de convívio profícuo entre as pessoas, através de dinâmicas em grupo permeadas pela arte milenar chinesa do Tai Chi Chuan. Dessa maneira, influencia positivamente toda a humanidade para cultivar o valor da saúde integral, de corpo, mente e espírito, do equilíbrio com a natureza, e a busca da formação de seres humanos cada vez mais fortes, plenos, conscientes e não violentos, compartilhando os ideais de Saúde, Fraternidade e Paz.

AS CINCO ÁREAS DE CULTIVO DO BEING TAO

1 – Física O desenvolvimento físico ocorre durante a infância e juventude e é evidente mesmo ao olhar descuidado. Um bebê de cinco meses não é tão desenvolvido quanto um garoto de sete anos, e este está bem atrás de um adolescente de 17 anos. O desenvolvimento físico depende de uma série de fatores: alimentação, repouso, exercício, etc. Mesmo ao chegarmos à fase adulta, quando nossa altura já não aumenta mais, todos esses fatores continuam necessários para o tratamento de doenças, a recuperação orgânica e o fortalecimento da saúde física. Com o Being Tao, cultivamos o nosso físico através do movimento e da automassagem, entre outros.
O primeiro estágio é recuperar a saúde, em seguida, aumentar a vitalidade, e, uma vez alcançados esses, aperfeiçoar a agilidade, força e flexibilidade. Mas o ser humano não é apenas corpo físico. O nosso crescimento físico é limitado, e existem condições de limitação física que restringe as nossas atividades. Mas existem outras áreas a cultivar em que o crescimento pode e deve ser contínuo, por toda a vida. Diferentemente do animal, o simples desenvolvimento físico não é o que nos confere real valor.

2 – Mental A área de cultivo mental diz respeito à memória, raciocínio, intenção, disposição, emoção, conhecimento, consciência. É uma área que se desenvolve durante a infância e fase adulta. Com o envelhecimento, a capacidade de retenção de fatos novos diminui, mas a resolução de problemas com padrão conhecido é mais rápida – é o valor da chamada experiência de vida. Apesar de dificilmente se formarem novos neurônios, continuam a acontecer novas conexões entre eles a todo instante. Assim, como na área física, existem limitações individuais. Os movimentos lentos do Being Tao, os exercícios de concentração e meditação trabalham o cultivo mental.

3 – Espiritual O Being Tao promove o cultivo espiritual. Não há a pretensão de dizer que uma religião é mais correta do que outra. Não se impõe uma crença a ninguém. O ambiente do Being Tao é de tolerância religiosa. Todos não apenas são livres para professar a sua crença individual, como também é desejado que a prática de Being Tao aperfeiçoe a sua vivência espiritual. Durante a prática de Being Tao temos a meditação, o arrependimento e o perdoar, a gratidão e o estabelecimento do propósito de beneficiar a todas as pessoas. O local de prática de Being Tao pretende, além disso, ser um fórum de aprendizado mútuo entre todas as tradições religiosas, sem rivalidades ou proselitismo.

4 – Social O homem não é uma criatura isolada. Para a sua sobrevivência e progresso, ele depende de outras pessoas. Essa co-dependência faz com que se desenvolvam as diversas formas de organização social. Para haver harmonia num grupo social, precisamos desenvolver o respeito, a compreensão, a cooperação. É preciso aprender a trabalhar coletivamente por um mesmo objetivo. As práticas de Tai Chi a duas pessoas, os cafés-da-manhã comunitários, os mutirões, as confraternizações de fim-de-ano na Praça da Harmonia Universal são ocasiões especiais onde essa área é destacada.

5 – Ecológica A espécie humana é privilegiada por ter inteligência criativa e possibilidade de desenvolvimento espiritual. Por esse motivo, sobre ela caem mais responsabilidades. Não vivemos isolados do ambiente, nós interagimos com ele constantemente. Nossa maneira de viver pode provocar efeitos nocivos ou benéficos a ele. O tremendo desenvolvimento tecnológico produziu uma maneira de viver que está esgotando os recursos do nosso planeta. E a Terra não é planeta apenas da espécie humana. Ela é a casa onde dividimos morada, água e alimento com todos os demais seres vivos. A prática de Being Tao no dia-a-dia desperta nossa consciência ecológica, fazendo-nos buscar uma forma de viver que não só não prejudique a natureza, como também colabore para a sua recuperação. Buscamos uma vida simples, sem supérfluos e sem desperdícios.

SAÚDE E DOENÇA A ocorrência da doença em algum momento da vida é inevitável. Não somos culpados pela doença, na maioria das vezes. Mas somos, sim, responsáveis pela saúde. A saúde é o primeiro objetivo do Being Tao, pois é a partir dele que os outros se tornam possíveis. O verdadeiro praticante de Being Tao conhecerá o seu organismo e a sua psique, detectando os movimentos internos e externos que demandarão um realinhamento que reconduza ao equilíbrio dinâmico que caracteriza a saúde. Assim, ele evitará as complicações das doenças, e, caso venha a ter alguma, poderá se recuperar mais rapidamente. O tratamento convencional deve ser mantido, e as avaliações periódicas devem mostrar que a prática é benéfica. O Being Tao atua em sinergia com a medicina atual, de alta tecnologia, sempre cooperando através suas práticas desenvolvidas através dos milênios. QIGONG A palavra Qigong significa trabalho (Gong) da energia (Qi). Ela denomina o conjunto de exercícios antigos, então denominados Tuná (expiração/inspiração) e Daoyin (condução/indução), entre outros. Qigong é uma milenar técnica chinesa, com várias vertentes e utilizações. Caracteriza-se por fundamentar-se num tripé:

a) Forma: refere-se à posição ou ao movimento corporal particular do Qigong que esteja sendo praticado;

b) Concentração: diz respeito ao trabalho mental, meditativo ou de visualização, particular daquele Qigong;

c) Respiração: é o que liga o corpo à mente. Quando morremos, paramos de respirar e, então, nosso corpo e nossa mente se desligam. Existem várias formas de respirar, cada uma delas adequada ao objetivo de cada Qigong.

pracadaharmoniauniversal@gmail.com

Entrequadra 104/105 Norte
Asa Norte – Brasília DF