Retrospectiva da ABT 2020

 Retrospectiva da ABT no Período de novembro/2019 a dezembro/2020

 

09/11/2019 – O fundador da URI, Bispo William e Swing, em viagem ao Brasil, fez uma visita ao Mestre Woo na PHU, em companhia de outras personalidades internacionais. Link

10/11/2019 – A convite da URI – Iniciativa das Religiões Unidas no Brasil, Mestre Woo participa da celebração inter-religiosa na Catedral Anglicana, na EQS 309/310.

12/11/2019 – Mestre Woo participa do jantar oficial de boas-vindas a XI Cúpula dos Brics, a convite do parlamentar Fausto Pinato.

13/11/2019 – A convite do Instituto Confúcio de Brasília – UnB, Mestre Woo e diretores da ABT participam do Fórum sobre Intercâmbios Culturais e Pessoais do Brics.

20/11/2019 – I Seminário de Gestão de Práticas Integrativas em Saúde – celebração dos 30 anos de Práticas Integrativas na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, na OPAS, onde Mestre Woo e Dr. Aristein Woo foram homenageados, entre outros.

28/11/2019 – Audiência de Mestre Woo e Dra. Tsulia com o Sr. Vice-Presidente da República General Hamilton Mourão, solicitando apoio para a prática do Tai Chi Being Tao e para a PHU.

1°/dez/2019 – Almoço de Confraternização Natalina e autógrafos no livro “Vivendo o Being Tao – O Mestre Woo e a Praça da Harmonia Universal-PHU”, de autoria da Associação Being Tao – ABT. Publicação da crônica Mestre Woo e seu best-seller, da jornalista Maria Paula, na Revista do Correio Braziliense, de 1º/12/2019.

05/jan/2020 – 1° Café compartilhado do ano, com prática de Tuishou conduzido pela professora Marcia Brandão.  Roda de Conversa e Saberes sobre Fitoterapia – Plantas Medicinais, com a Sra. Adalgisa Saraiva, enfermeira aposentada da Secretaria de Saúde do Pará. Distribuição de mudas de plantas medicinais ofertadas pelo Cerpis- Planaltina DF.

30/jan/2020 – Inscrição no Concurso Chamamento de Boas Práticas para o Desenvolvimento da Região Administrativa do Plano Piloto.

02/fev/2020 – Menção ao Ano Novo Chinês 2020 no café da manhã compartilhado. Prática de Tai Chi Chuan, Leque Tai Chi 13 Movimentos estilo Yang, Tai Chi Chuan 16 movimentos de Wang Hsiao Po, apresentação de música e dança Chinesa, oficina de caligrafia e recorte de papel, Espada Chen standard e Punhos da Mente Xing Yi Chuan e TaiChi Qi Gong. Mensagem do Monge Sato. Roda de Saberes com o tema Dynacharia (Rotina Diária) na Ayurveda, com a médica dra. Maria Júlia Spina. Presença de praticantes e amigos do Tai Chi Being Tao.

06/fev/2020 – Participação no I Encontro de Lideranças Comunitárias para o Desenvolvimento da Região Administrativa do Plano Piloto, no Auditório da Administração Regional. O Projeto Tai Chi Being Tao foi selecionado e classificado em 2º Lugar dentre os 5 melhores projetos..

1º/mar/2020 – Café da manhã compartilhado e prática de Lian Gong 18 Terapias com o professor Magno Bueno e Roda de Saberes com professor Edivaldo Ximenes Ferreira Filho sobre a prática de Jin Shin Jyutsu, a arte de conhecer a mim mesmo.

08/mar/2020 – Café da manhã compartilhado em comemoração dos 89 Anos do Mestre Woo e do Dia Internacional da Mulher. Apresentações de Tai Chi Chuan, musicas ao teclado, violinos, danças chinesas e cigana; Roda de Saberes: “As belezas do Feminino como princípio, presente no homem e na mulher”,  por Regina Fittipaldi.

28 a 29/mar/2020 – Votação virtual para a eleição da Diretoria, Conselho Cultural e Conselho Fiscal, gestão 2020 a 2022.

15/abr/2020 – Posse da nova Diretoria da ABT e registro da Ata da Assembleia em Cartório.

25/abr/2020 – Dia Mundial do Tai Chi e Qi Gong. O vídeo foi feito pelos praticantes de Tai Chi Chuan, para comemorar o Dia Mundial do Tai Chi e Qi Gong, celebrado anualmente, no último sábado de abril. Nessa data, em mais de 80 países, praticantes se reúnem às 10 horas da manhã e executam a sequência de 24 movimentos estilo Yang.

3/mai/2020 – Primeira Live Roda de Conversa da PHU & Lian Gong em 18 Terapias, no Instagram; Roda de Saberes sobre inclusão digital em tempos de distanciamento social, com o Terapeuta Ocupacional Messias Rodrigues; prática do Yi Qi Gong do Lian Gong em 18 Terapias, com a professora Lucimar Bonfim.

7/jun/2020 – 2ª Live Roda de Saberes da PHU  & Lian Gong em 18 Terapias & Tai Chi Chuan, com a professora de Lucimar Bonfim.

20/06/2020 – Lançamento do “Tao da Pureza”. A ideia do Tao da Pureza é de fortalecer a si próprio, para que se possa atuar de maneira pacífica, cuidadosa e fraterna com os outros e o meio ambiente. É a higienização e harmonia do corpo, mente e espírito e do espaço onde você se encontra, seja em sua casa, trabalho, ambientes virtuais ou presenciais. Também se caracteriza como método de ensino que ajuda na preparação ao possível retorno gradativo das atividades realizadas na praça da Harmonia Universal (PHU) Brasília DF. Todos os protocolos e cuidados indicados pelos órgãos sanitários oficiais devem ser respeitados, visando minimizar as consequências deletérias deste momento de pandemia pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Os princípios ensinados pelo Mestre Moo Shong Woo e praticados na Praça da Harmonia Universal, em Brasília, regem o Tao da Pureza e nos sugerem uma conduta respeitosa e prudente que nos aumentem a resiliência. Drs. José Carlos Natal de Moraes Filho e Aristein Tai Shin Woo.

5/jul/2020 – 3ª Live Roda de Saberes da PHU & Lian Gong em 18 Terapias & Tai Chi Chuan, com a professora de Lucimar Bonfim.

6/ago/2020 – 4ª Live Roda de Saberes da PHU & Lian Gong em 18 Terapias & Tai Chi Chuan, com a professora de Lucimar Bonfim.

29/ago/2020 – Participação do Mestre Woo, em vídeo, na 47ª Quermesse do Templo Shin Budista da Terra Pura- Brasília, cujo tema foi: Toda Vida é Preciosa.

 19/set/2020 – Lançamento do novo site da ABT – www.phu.org.br  Pesquisas disponibilizadas ao público no site da ABT, para avaliação das atividades do Tai Chi e da PHU e criação das páginas: Facebook@abt.associacaobeingtao e  Instagram  abt.associacaobeingtao

21 a 27/set/2020 – Semana comemorativa virtual “ Mestre Woo – 46 anos de Tai Chi na Praça da Harmonia Universal – Brasília”. Apresentações ao público de vídeos, lives, depoimentos e atividades culturais relacionados ao Tai Chi, Qi Gong, bem-estar entre outros, que podem ser acessados pelo canal do YouTube da Praça da Harmonia Universal. Publicação da Crônica Primavera em harmonia, da jornalista Maria Paula, com colaboração do professor de Tai Chi e Poeta José Milton na Revista do Correio Braziliense de 20/09/2020.

 04/out/2020 – 6ª Live Roda de Saberes da PHU & Lian Gong em 18 Terapias & Tai Chi Chuan, com a professora Lucimar Bonfim.

 01/nov/2020 – 7ª Live Roda de Saberes da PHU & Lian Gong em 18 Terapias & Tai Chi Chuan, com a professora Lucimar Bonfim.

 06/dez/2020 – Confraternização de natal virtual da Being Tao PHU, pelo canal do YouTube da Praça da Harmonia Universal, com a participação do Grão-Mestre Moo Shong Woo, participação dos professores e mestres parceiros de Tai Chi de Brasília e de outros Estados; apresentação musical e vídeos com mensagens de Natal pelos praticantes de Tai Chi e colaboradores voluntários. 8ª Live Roda de Saberes da PHU & Lian Gong em 18 Terapias.

21/dez/2020 – Criação do grupo do WhatsApp – ABT Informa, com os praticantes e simpatizantes do Tai Chi Being Tao; foi lançado com uma mensagem de Natal gravada em vídeo pelo Mestre Woo – presidente cultural da ABT e o José Carlos Natal Filho – diretor-presidente da ABT.

 

Outros acontecimentos de destaque do ano de 2020:

  • Em 17/12/2020, a Unesco integrou o Tai Chi Chuan à lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade, reconhecendo a importância desta arte não somente na China como também para todo o mundo.
  • Foram realizadas mais de 14 reuniões administrativas da ABT, online, com a presença do Mestre Woo.
  • Apoio institucional do Correio Brasiliense em sua coluna Tome Nota e em outros cadernos, com as divulgações dos eventos presenciais e virtuais da ABT.
  • Falecimento do Mestre Yang Zhenduo (楊振鐸) (Pequim, 1926 – 7/11/2020) – foi um artista marcial chinês que representou a quarta geração da Família Yang.

 

Diretoria da Associação Being Tao em 31/12/2020

 

Responsável pela publicação: Marli Cascão com apoio de membros da Diretoria da ABT.

pracadaharmoniauniversal@gmail.com

Entrequadra 104/105 Norte
Asa Norte – Brasília DF