Prática na PHU

ARTES MARCIAIS INTERNAS Na Praça da Harmonia Universal, as artes marciais enfatizadas são as da escola interna, em especial o Tai Chi Chuan. A prática dessas artes marciais desenvolve-se a partir do interior, e primam pela suavidade e pela resolução de conflitos sem o confronto de forças. Antes, o praticante aprende a incorporar a força que vem do adversário e utilizá-la em seu favor. O reconhecimento das imperfeições que existem nos seus movimentos e na sua prática interna é condição absolutamente necessária para o aprimoramento de cada praticante. Mesmo mestres, professores e instrutores devem cultivar a humildade e manter a disposição de estarem sempre aprendendo.

A PRÁTICA NA PRAÇA Ao longo dos anos, montou-se uma rotina básica da prática realizada na Praça da Harmonia Universal. Essa rotina não pretende engessar o desenvolvimento nem tolher a criatividade. Assim, ela é colocada aqui de maneira descritiva, estabelecendo diretrizes a serem seguidas, e não ditando formas a serem executadas.

1- Chegada: Ao chegar à Praça, busque a concentração para a atividade que vai iniciar. Cumprimente os companheiros de prática, dedicando a cada um sua atenção e carinho. Caso chegue atrasado, aja com tranquilidade e silêncio para não perturbar os demais.

2- Saudação Inicial: De pé, com os pés unidos, abra os braços, como se fosse abraçar a todos os seres no mundo. Junte as palmas das mãos em frente ao peito, com os cotovelos baixos, numa saudação que simboliza a igualdade natural entre todos. Cada um pode aprender algo importante com o outro. Não há razão para se julgar melhor do que o colega. Incline o tronco para frente, numa reverência, demonstrando respeito aos antigos mestres que desenvolveram as artes milenares aqui praticadas. Ao mesmo tempo, estabeleço, para mim mesmo, a disposição de utilizar os conhecimentos aprendidos em benefício de todas as pessoas e todo o planeta.

3- Meditação em Pé: Separe o pé esquerdo. Deixe os pés afastados à largura dos ombros, joelhos flexionados, bacia corretamente encaixada, tronco vertical, ombros e braços relaxados, alto da cabeça apontando para cima, o queixo ligeiramente recolhido. Respiração suave, lenta, uniforme e natural. Concentre-se no tema orientado pelo seu instrutor – inicialmente visualize uma paisagem agradável, como a beira da praia, de maneira a mais vívida possível. Utilize a força
gravitacional da Terra e a energia do Sol. Permaneça nessa meditação até sentir a presença divina em seu interior.

4- Aquecimento: um exercício que tem se mantido ao longo dos anos na prática na Praça é o giro da cintura – a cintura gira e os braços balançam de um lado para o outro por inércia. Cada vértebra gira um pouco sobre a vértebra inferior e a circulação de todo o corpo é estimulada. Nos demais exercícios, cada articulação deve ser trabalhada, movendo-a em todas as direções do seu movimento natural. Todos os músculos devem ser estendidos dentro da sua amplitude de movimento, de maneira a não causar desconforto ou dor.

5- Auto-massagem: Siga as orientações do instrutor, trabalhando cada região do corpo, friccionando, comprimindo, apertando, ou usando outra técnica adequada para o momento e propósito.

6- Movimentos básicos: são os movimentos isolados que compõem a forma que vai ser treinada mais tarde. Geralmente consistem em formas particulares de se deslocar, de se manter em pé ou de movimentos e posturas de braços e mãos.

7- Qigong: Várias formas de Qigong são executadas na Praça, ao longo de toda a sessão de treino. Tanto nas formas estáticas, como nas formas dinâmicas, lembre-se sempre do tripé sobre o qual se assenta qualquer prática de Qigong – Forma, Concentração e Respiração. Siga as orientações do instrutor. Tire suas dúvidas com ele. Talvez ele não saiba responder, mas com certeza sua pergunta o ajudará a aperfeiçoar-se, e você obterá sua resposta ou dele mesmo ou de outro professor.

8- Energização Solar: Exercício normalmente feito ao nascer do sol. Coloque-se com os pés afastados, voltado para o sol, mãos abertas dos lados da cabeça, com as palmas voltadas para a frente e o polegar apontado para a orelha. Sinta a energia solar sendo captada pelas suas mãos e distribuída por todo o seu corpo.

9- Gratidão: Ainda na mesma posição, cruze os braços junto ao peito e incline a cabeça para frente. Desenvolva o sentimento de gratidão no seu coração, agradecendo por tudo.

10- Perdão: Ainda na mesma posição, junte as palmas da mão em frente ao peito. Perdoe a todos os que o tenham ofendido até aquele momento. Não guarde ressentimentos, pois isso prejudica a saúde física, mental e espiritual.

11- Forma de arte marcial interna: a forma praticada há mais tempo, e aquela pela qual a Praça é mais conhecida do público externo, é a sequência simplificada de 24 movimentos de Tai Chi Chuan estilo Yang. Outras formas atualmente praticadas na Praça são: Tai Chi Chuan estilo Chen de 13 movimentos, Tai Chi Chuan estilo Yang de 13 movimentos primordiais (na forma sistematizada pelo mestre Chan De-Sheng), sequência de Tai Chi Chuan a dois derivada da forma de 13 movimentos, Oito Palmas Fixas de Baguazhang estilo Cheng, Oito Mudanças de Palma de Baguazhang estilo Cheng, Tai Chi com leque 18 movimentos do estilo Yang. Apesar de ser o item mais conhecido pelas pessoas de fora, a forma é apenas um dentre os mais de dez que normalmente compõem a prática de Being Tao na Praça. A busca pelo aprimoramento constante na forma exercita a humildade e a persistência.

12- Cumprimento final: consiste dos mesmos movimentos da Saudação Inicial. Nesse momento reafirmo meu propósito de ser um agente de mudança para melhor no universo.

13- Círculo de praticantes: colocamo-nos em círculo, abraçados pela cintura, alternando homens e mulheres. Fazemos a contagem de participantes, com cada um dizendo o seu nome. Passamos os avisos e recados das atividades em andamento. Fazemos a leitura de um capítulo do Tao Te Ching. Dizemos em voz alta e em uníssono nosso desejo de Fraternidade, Saúde e Paz, inclinando-nos em direção ao centro.

Geralmente, se obedece o seguinte ritual nessas práticas (essa é uma base comum, mas os monitores têm uma certa margem de liberdade para variar):
a) Saudação taoista, afastando-se o pé esquerdo, para ficar na posição básica do Tai Chi (pernas abertas na largura dos ombros);
b) Meditação, em pé, por alguns minutos (o ideal seria ficar no mínimo uma meia hora, mas nosso tempo é limitado);
c) Um pouco de alongamento;
d) Alguns exercícios leves;
e) Automassagem;
f) Tai chi de 13 movimentos (nem todos os monitores o incluem);
g) Tai chi de 24 movimentos, forma simplificada de Pequim, de 1956;
h) Captação de energia solar;
i) Abraçamo-nos em círculo, dizemos nossos nomes para contagem, ouvimos informes (quando os há), lemos um poema de Tao Te Ching e, por fim, nos curvamos e dizemos as palavras FRATERNIDADE, SAÚDE E PAZ.

Energização, automassagem e Tai Chi Chuan formam o tripé das lições que o mestre Woo ministra diariamente, há mais de 30 anos, na Praça da Harmonia Universal (EQN 104-105), em Brasília. O grupo que se reúne em torno da Associação Being Tao começa os exercícios pontualmente às 6 da manhã, dirigidos pelo mestre ou por um monitor.

energização consiste, inicialmente, na prática de diversos exercícios de chi kung, movimentos leves e simples e respiração correta, a maioria dos quais massageia órgãos internos. Em seguida, abrem-se os canais de energia do corpo com leves pancadas, principalmente na região cervical, no abdome, nas axilas. Quando o sol nasce, é hora de captar energia por meio das palmas das mãos abertas na altura da fronte, hora de meditação e prática do auto perdão e do agradecimento.

automassagem também reúne exercícios de chi kung utilizados para liberar os canais, fazer drenagem linfática, massagear os órgãos internos, das articulações e dos pontos identificados pela acupuntura, além de exercícios para os olhos. A automassagem no rosto retarda as rugas, ajuda a irrigação sanguínea nesta parte do corpo.

É importante dizer que a execução do Tai Chi Chuan sempre é precedida pelo Qi Gong, para que o praticante adquira mais equilíbrio e concentração nos movimentos da série.

A automassagem, que é uma das formas de chi kung, é um remédio aprovado contra fatiga, insônia, tensão e fraqueza muscular, desordens circulatórias, problemas de pele e dores nas juntas. Feita devagar e com cuidado, a automassagem relaxa o corpo, melhora a circulação do sangue,  diminui a fatiga, revitaliza o corpo e estimula a circulação do Qi (energia) no nosso corpo.

Para obter melhores resultados, as práticas devem ser diárias, observando  o limite e o ritmo de cada um. Antes da massagem  de qualquer parte do corpo, é necessário friccionar as mãos pelo menos 18 vezes, para seu aquecimento, sentir a energia curativa existente nas mãos e nas pontas dos dedos. Nossa concentração e nossa  intenção devem ser dirigidas a cada parte do corpo, que será  massageada e/ou friccionada com o propósito de cura ou de prevenção de doenças.

Cabeça – com os dedos das mãos massagear (leves tapinhas) iniciar pela fronte e seguir pelo couro cabeludo até o final da cabeça, em linha reta (sentido vertical).  Continuar a massagem  direcionando as mãos para o lado direito até chegar no lado esquerdo, no sentido horizontal.  Com as mãos espalmadas, tocar a fronte e parte posterior da cabeça, inverter as mãos e repetir a massagem. (Massagem para ativar circulação sanguínea)

Rosto – Friccionar o rosto todo começando pelas bochechas, seguindo pela testa e descendo em volta do nariz até o queixo, por três vezes ou mais. Descer a massagem pelo pescoço de baixo para cima e de cima para baixo. Isso ativa circulação sangüínea e previne rugas.

Olhos – Suavemente massagear com a ponta dos dedos os  lados dos olhos de fora para dentro e de dentro  para fora. De cima para baixo e de baixo para cima. Com as palmas das mãos pressionar levemente os olhos para dentro e depois soltar. Sem mexer a cabeça, girar os olhos  para cima, para baixo, circular no  sentido horário várias vezes. Pode-se utilizar o polegar direito  e o polegar esquerdo para auxiliar o direcionamento do olhar.

Nariz – Iniciar com a pressão dos indicadores  na base do nariz e em seguida com o indicador e o dedo médio massagear as laterais do nariz por 18 vezes ou mais. Continuar massageando os seios da face por mais 18 vezes.

Orelhas – Com as mãos espalmadas friccionar as orelhas para a direita e para a esquerda. Com a ponta dos dedos puxar suavemente as orelhas para cima, para os lados e para baixo pelo menos 9 vezes em cada direção. Continuar a massagear a parte interior das orelhas. Indicado para zumbidos nos ouvidos e para dificuldades com a audição.

Ouvido – com o dedo médio, tampar e destampar os ouvidos várias vezes. Em seguida, tampar o nariz com a mão direita e assoprar, tampando a boca, com o objetivo de destampar  os ouvidos e eliminar poeira. Repetir com a mão esquerda. Indicado para zumbidos nos ouvidos e para dificuldades com a audição.

Gengivas – utilizar a ponta dos dedos e massagear externamente a gengiva inferior e depois a superior.

Ombros, braços, antebraços e mãos e dedos – utilizar a mão direita para massagem do lado esquerdo e a mão esquerda para massagem o lado direito.

Joelhos –  flexionar levemente os joelhos e circular para a direita  e depois para a esquerda, suavemente.

Órgãos internos e vísceras –  colocar uma mão em cima da outra sobre o ponto (uns três centímetros) abaixo do umbigo (Dantien) e girá-las nove vezes em sentido horário (subindo pela direita e descendo pela esquerda). O efeito é o fortalecimento do funcionamento do estômago, dos intestinos e das vísceras.

Ver Outras Práticas

pracadaharmoniauniversal@gmail.com

Entrequadra 104/105 Norte
Asa Norte – Brasília DF