Caros amigos da família ABT,
Desejo, a todos, um ano novo de muitas realizações, saúde e alegria.
No biênio de 2020-2021 tivemos muitas dificuldades no cotidiano, mas tivemos grandes oportunidades de aprendizado e crescimento. O site da ABT ( www.phu.org) pode ser atualizado e agora integra as ferramentas disponíveis para difusão dos ideais de Fraternidade, Saúde e Paz, acrescentando agilidade na organização e divulgação de vídeos, lives, registros de Café-da-Manhã on-line e outros eventos.
A pesquisa on-line realizada em 2020 foi uma experiência para conhecermos mais esse potencial de forma de ação da ABT.
O projeto piloto e o questionário definitivo foram resultados de um trabalho cooperativo de associados da ABT. Ambos foram realizados on-line com formulário Google Meet.
O projeto piloto teve sua divulgação por WhatsApp com participação de 122 pessoas no período de 2 semanas. Posteriormente o questionário foi analisado e atualizado para um formato de 3 questionários que ficaram disponíveis no site da ABT para respostas desde as comemorações de 46 anos de atividade na PHU até 31/12/2020.
Nesse período o site da ABT estava sendo aos poucos, mais conhecido. Desejo comentar minha impressão, como está sendo acompanhado o número de acessos ao site, verificamos que a cada mês tivemos mais acessos, possivelmente uma pesquisa mais aperfeiçoada e dirigida, com acompanhamento técnico experiente na área de pesquisa, poderá apresentar um rendimento ainda melhor em relação ao conhecimento de várias áreas que podem ser estudadas.
Na amostra obtida on-line pudemos observar que a maioria morava no Plano Piloto, mas não residiam na vizinhança da Praça da Harmonia Universal. No projeto piloto ainda tivemos a participação de alguns associados que participaram e estavam residindo no exterior, mas na pesquisa feita pelo site, não houve a participação deles, talvez por ainda desconhecerem o site.
Resumindo a divulgação dos resultados dos 3 questionários disponibilizados no site da ABT pudemos observar, na pesquisa com coleta de dados pelo site da ABT, 64,7% residindo no DF, sendo 17,6% nas quadras vizinhas da Praça da Harmonia Universal, residentes em outras localidades do Brasil totalizaram outros 17,6%. Na análise do trabalho colaborativo intitulado “Rotina Saudável” tivemos a presença de 55,6% de pessoas de 61 a 80 anos; 38,9% de pessoas entre 41-60 anos e 5,6% de pessoas de 21 a 40 anos, sendo 94,9% praticantes de Tai Chi Chuan.
No questionário sobre equipamentos tivemos uma população participante prioritária na faixa dos 41-60 anos (59,3%); seguida da faixa etária de 61-80 anos (37%). Possivelmente o enfoque de apresentação influa no interesse das pessoas para responder às questões. Mas o acesso à tecnologia pode ter induzido dificuldades que não podemos mensurar.
No questionário “Rotina Saudável” uma preferência pelo horário de oferta de práticas de atividades físicas no período matutino foi a opção para 92,6% dos voluntários. A estrutura física mais utilizada pelo público foi a quadra poliesportiva (88,9%), seguida dos bancos e mesas (63%,), gramado (59,3%), outros ainda assinalaram área das árvores, calçadas, campo de areia, e ciclovia (7,4% cada).
Essa resposta mostra que grande parte do público utiliza mais do que um equipamento público presente na Praça da Harmonia Universal. Podemos supor que a reforma da quadra poliesportiva realizada em 2021 beneficiou um grande número de frequentadores.
Na pesquisa sobre os “Equipamentos” 85,2%, dos participantes que responderam que são favoráveis a colocação/utilização de banheiro público na Praça da Harmonia Universal, enquanto 14,8% foram indiferentes ou desfavoráveis por algum motivo.
No mesmo trabalho, foi obtido 96,3% favoráveis a realização da cobertura da quadra, com 3,7% indiferentes ou desfavoráveis.
Na avaliação da “Rotina Saudável” observamos que 44,2% reduziu a atividade física em algum período da pandemia no ano de 2020, porém 22,2% aumentou a atividade física; 16,7% manteve a atividade física; outros 17,6% não praticaram atividade física. A modalidade mais praticada entre os participantes foi Tai Chi Chuan (50%) e caminhada (50%), mas também teve 5,6% dos que praticaram atividade com auxílio tecnológico on-line.
A residência foi o local mais frequente de manutenção da prática de atividade física para 85,7% dos participantes, as caminhadas ao ar livre, uso de ciclovia e caminhadas na quadra foram respostas de 7,1% para cada opção.
No terceiro questionário 95,2% do público já conhecia a ABT antes do evento de comemoração dos 46 anos de atividade de Tai Chi Chuan Being Tao na Praça da Harmonia Universal.
As respostas sobre o conteúdo desejado para acesso on-line foram: vídeo (80%), lives (50%), atividades comemorativas para 45% e outros conteúdos (30%). As atividades on-line do aniversário de 46 anos de atividade de Tai Chi Chuan na PHU mais apreciadas foram várias, sendo esta comemoração citada por 11,8%, os vídeos por 11,8%, sendo também citados alguns títulos de vídeos específicos em alguns questionários.
Observando os resultados apresentados espero incentivar aqueles que têm experiência e interesse em manter avaliações da prática da ABT para podermos, unidos, estar promovendo ações que promovam fraternidade, saúde e paz. A realização de trabalhos e pesquisas realizadas por pessoas com conhecimento técnico aliado a ferramentas disponíveis será indispensável para o prosseguimento desse desafio.
Tsulia Chy-Mei Woo Chang