O ano novo chinês se inicia no primeiro dia em que a Lua está na fase nova.
Em 2021 o início do ano ocorre em 12 de fevereiro, quando começa o Ano do Boi de Metal, que corresponde ao ano 4719 do calendário chinês, cujo término acontece em 31 de janeiro de 2022.
Também conhecido como Festival da Primavera, o Ano Novo chinês ou Ano Novo Lunar à celebração mais importante do calendário tradicional chinês. Nessa ocasião, aas famílias se reúnem para pedir sorte e bênçãos para o ano que se inicia.
As festividades começam na véspera do Ano Novo, isto é, no último dia do ano lunar, e estendem-se por duas semanas, encerrando-se com o Festival das Lanternas no dia 15 da Primeira Lua.
Por ser calculada segundo o calendário lunar, a data é móvel no calendário ocidental: as comemorações geralmente caem entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.
Na véspera do Ano Novo, as famílias preparam uma mesa tão farta que parece um verdadeiro banquete.
Cada região tem seus pratos típicos – no Norte, por exemplo, predominam os pratos salgados e as massas, como os famosos jiaozi (guiozas), enquanto no Sul o arroz toma o lugar do trigo e o paladar fica mais adocicado, com quitutes como o niangao, ou bolo de Ano Novo. Outros pratos indispensáveis são os peixes, servidos inteiros (simbolizam fartura), o famoso hotpot e babaofan, ou “arroz doce de oito tesouros”, que leva oito tipos de frutas secas para atrair boa fortuna.
Uma tradição indispensável do Ano Novo chinês é a dos famosos envelopinhos vermelhos contendo dinheiro, conhecidos como hongbao, que são entregues pelos mais velhos aos mais novos para trazer boa sorte.
Além disso, é também comum, nessa época do ano, visitar parentes, amigos e vizinhos, levando a todos votos de felicidade.
É impossível falar do Ano Novo chinês sem falar do monstro Nian (cujo nome, em chinês, significa “ano”). Reza a lenda que esse monstro terrível andava à solta no último dia do ano, assombrando os humanos e devorando os animais. Por sorte, alguém descobriu que Nian tinha pavor de fogo e logo as pessoas inventaram uma série de artifícios para afugentá-lo – daí nasceram os costumes de vestir-se de vermelho, pendurar lanternas n porta de casa, afixar faixas vermelhas com versos auspiciosos dos dois lados da porta, colar recortes decorativos em papel vermelho nas janelas e, é claro, a tradicional queima de fogos de artifício, bem coloridos e barulhentos.
Fonte: Instagram #embaixadadachina
Publicado por: Marli Cascão