A Praça

Histórico

A ACBC / ABT

O Mestre e Monitores

A Associação Cultural Brasil-China (ACBC)

A fim de dar suporte formal às atividades da Praça da Harmonia Universal, foi idealizada a Associação Cultural Brasil-China (ACBC), em 1985. Antes da sua constituição formal, a presidência já tinha sido ocupada pelo Padre João Manoel Lima Mira. Por isso ele pode ser considerado seu primeiro presidente. Essa existência informal se deu por volta de 1985 a 1987. Não podemos deixar de mencionar também o nome de Francisca Mendes Carneiro (já falecida), que manteve os primeiros contatos com a Embaixada da China em nome da ACBC, no momento em que a Associação estava em processo de constituição.  A Assembléia Geral em que ela foi formalmente constituída se deu em 8 de outubro de 1988. O presidente eleito foi Ivan de Oliveira Delforge, com mandato até 1989.

Também por volta dessa época, o padre Mira teria criado, juntamente com o mestre Woo, o International Institute of Being Tao (IIBT), que começou a ter ramificações em outros lugares, inclusive em outros países. O IIBT é uma espécie de guarda-chuva formal, que paira por sobre tudo que existe e se pratica na PHU.

Em 6 de maio de 1990 foi eleito Tarcísio Pinto para presidir a Associação, com mandato até agosto de 1991. Em primeiro de agosto de 1993 foi realizada nova  Assembléia Geral Extraordinária, na qual Gustavo Volker Luedmann foi escolhido como presidente. Outra Assembléia Geral Ordinária, realizada em cinco de fevereiro de 1995, reelegeu-o, tendo ele permanecido no cargo até 1999.

Parece que foi durante essa gestão que foram criados os símbolos da ACBC e do IIBT.

Na Assembléia Geral de 21/03/1999, foi eleito para a presidência Wanderliro Barbará, reconduzido em 03/03/2002, tendo permanecido no cargo até 2004. Foi criado também o Hino da ACBC, de sua autoria, agora Hino da ABT. Nessa gestão iniciou-se o registro de presenças no tai chi chuan e a roda no final dos exercícios. Na Assembléia Geral de 07/03/2004, foi eleito novamente para a presidência Gustavo Luedmann, tendo permanecido na direção até 2006.

Em 2005, por iniciativa de Siegfried Elsner, foi fundado o Instituto de Formação em Taijiquan de Brasília (IFTB), no qual colaboram Areistein Woo, Magno Bueno e Wagner Aires. Como parte do International Institute of Being Tao (IIBT) e colaborando com a ACBC, o IFTB tem por objetivo ensinar sistematicamente algumas das diversas formas do tai chi chuan que se tem praticado na PHU, uma vez que na Praça só se pratica, não há oportunidade de se darem aulas. Entre os cursos já oferecidos, temos a forma simplificada de 24 movimentos estilo Yang, tai chi chuan estilo Chen 19 movimentos, tai chi com espada de 32 movimentos estilo Yang, tai chi chuan 13 movimentos, chi kung e outros.

Outra inovação foi a criação do Conselho Cultural, inicial e informalmente constituído de Moo Shong Woo, Carlos Barreto, Aristein Tai-Shyn Woo e outros. Como o

próprio nome já diz, seu objetivo é cuidar da parte cultural de tudo que envolve as atividades da Praça da Harmonia Universal. No mesmo período, iniciou-se a publicação do boletim Being Dao - Informativo dos praticantes de Being Dao, porta-voz da Associação, sob a responsabilidade de Siegfried Elsner. Ele era publicado tanto on-line quanto em papel.

A Associação Being Tao (ABT)

No dia dezenove de março de 2006, foi eleito Helmut Egewarth, que administrou a ACBC até 2008. Registre-se que, durante essa administração, houve importantes mudanças. A primeira é que o próprio mestre Woo constatou que o nome "Associação Cultural Brasil-China" não era o mais indicado para dar base legal ao movimento de tai chi chuan que se pratica na Praça da Harmonia Universal. Como o próprio nome "Harmonia" já dá a entender, o objetivo é congregar. A China tem um lugar privilegiado em nossas atividades, e na nossa própria existência, pois foi lá que surgiu essa maravilhosa arte que é o tai chi chuan. No entanto, como é o tai chi na própria China, estamos abertos ao mundo inteiro, e até ao universo, como já explicita o adjetivo "universal" do nome da PHU. Por esses e outros motivos, e em consonância com os princípios do taoismo, a Assembléia Geral Extraordinária de 17/03/2007 mudou o nome da Associação para Associação Being Tao (ABT). Em dois de junho de 2007, criou-se o Regimento Interno da ABT.

O Estatuto já havia sido deliberado em 08/10/1988, tendo sido alterado em 1995, 2004 e 2008.

Em 2008, foi eleita nova diretoria. No entanto, o novo presidente, Igor Sidharta Boechat, teve que se transferir para Guarujá (SP), por ser militar. Por esse motivo, tivemos que fazer nova eleição, de modo que, atualmente, a diretoria da ABT é a seguinte, com mandato até 2010:
- Diretor-Presidente: Francisco de Assis Bispo Santos (Suplente: Teresinha F.Montebello Pereira)
- Diretor Financeiro: Maria Lúcia de A. Campos (Suplente: Domingos Sávio de Vasconcelos)
- Diretor Administrativo: Elisabete Alves Vieira (Suplente: Maria Ivanise Oliveira Morais)
- Diretor de Comunicação: Maria Eutenir C. Braga (Suplente: Marcus Evandro de Brito Santos)
- Diretor Social: Maria das Neves L. Leal (Suplente: Carmen Regina M. de A. Correia)
- Conselho Fiscal: Sérgio Agido (Titular); Eliseu Santos de Souza (Titular); Joseph Weiss (Titular); Hertz Negrelli Ignácio (Suplente).

O Conselho Cultural é constituído dos seguintes membros:
- Moo Shong Woo (Presidente)
- Gustavo Volker Luedemann
- Wanderliro Barbará
- Helmut Egewarth
- Aristein Tai-Shyn Woo
- Teresinha F. Montebello Pereira
- José Castro Meira
- Hildo Honório do Couto
- Carlos Alberto Bastos Barreto
- Edwaldo Idumi Hirata
- Vânia Lúcia Dias Vasconcellos.

Em 13 de junho de 2010, mais uma Assembleia Geral Extraordinária elegeu nova diretoria, que ficou assim constituída:

a) Diretora Presidente: Maria Ivanise de Oliveira Morais
- Suplente: Aristein Tai Shyn Woo
b) Diretoria Administrativa: Maria Tereza Ferreira Lima Vicente
- Suplente: Elisabete Alves Vieira
c) Diretoria de Comunicação: Maria Eutenir Braga
Suplente: Clarice Pereira Brito
d) Diretoria Financeira: Alexandre Rui Baralho Bianco
- Suplente: - Maria Terezinha Santos Meira
e) Diretoria Social: Clésia Isaura da Silva Reis
- Suplente:- Ana Maria de Mesquita.

Na mesma assembleia foram escolhidos os nomes das pessoas que compõem o novo Conselho Cutural, que ficou com a seguinte composição:

a) Presidente: Joseph Moo Shong Woo.
b) Membros:
- Lucimara Cavalcante
- Maria das Neves Lyra Leal
- Flávia Moelmann Negrão
- Rosangela de Oliveira Morais
- Hildo Honório do Couto
- Francisco de Assis Bispo Santos
- José de Castro Meira
- Tsulia Woo Chang
- Terezinha de Fátima Montebelo Pereira
- Antonio Roberto Prates Amorim.

O Conselho Fiscal consta dos seguintes nomes:

- Sergio Agido
- Helmut Egewarth
- Domingos Sávio de Vasconcelos
- Wanderliro Barbará
- Edwaldo Iduni Hirata
- Jacinta Lucia Chagas.

E em 2012 a nova diretoria é composta pelo integrantes:

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO BEING TAO/ACBC
Antônio Roberto Prates Amorim – Presidente da ABT/ACBC
Aristein Tai-Shyn Woo - Suplente

Francisco de Assis Bispo Santos – Diretor Financeiro
Alexandre Bianco – Suplente

Maria Eutenir C. Braga – Diretora de Comunicação
Clésia da Silva Reis – Suplente

Marcus Evandro B. Santos - Diretor Social
Elisabete Busanello – Suplente

Inês Vargas Marques – Diretora Administrativa
Vânia Chaves Ribeiro – Suplente

CONSELHO CULTURAL
Grão Mestre Moo Shong Woo – Presidente Honorário do Conselho Cultural
Membros:
Siegfried Elsner
Marli Cascão
Wanderliró Barbará

CONSELHO FISCAL
Carlos Alberto B. Barreto
Márcia Ferreira
Teresinha de F. Montebello Pereira