A Praça

Histórico

ABT

O Mestre e Monitores

A Praça

A PHU é um espaço situado na EQN 104/105, em Brasília, onde desde 1974 vêm sendo praticados tai chi chuan, chi kung, meditação, automassagem, energização solar e atividades afins tais como "espada", "tui sho" e "pa kuá", sob a orientação do Grão-mestre Moo Shong Woo. Todos os dias, reúnem-se na Praça cerca de 90 pessoas a fim de praticar tai chi chuan para se sentirem melhor. Como sempre salienta o mestre Woo, o tai chi chuan que praticamos não tem finalidades marciais nem de competição. O objetivo de todos é aperfeiçoar sua qualidade de vida, mantendo ativos o corpo e a mente conforme o dito latino mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são).

Todas as atividades são gratuitas. Tanto o mestre quanto seus discípulos atuam como voluntários, pelo simples prazer de praticar esta milenar arte chinesa.

Quem quiser praticar é só chegar e participar, não há nenhuma formalidade. Sequer há obrigação. Embora as atividades sejam diárias e em três horários, as pessoas são livres para comparecer no dia e horário que lhes forem mais convenientes. Recomenda-se que haja continuidade, mas isso fica a critério de cada um. Segundo a filosofia taoista que seguimos, tudo deve acontecer naturalmente, sem forçar a barra.

Em 16 de janeiro  de 2007, a Praça foi declarada patrimônio cultural imaterial de Brasília, pela Lei Distrital número 3.951, e passou a integrar o calendário de comemorações do Governo do Distrito Federal.

Eis uma vista geral de Praça, tirada no início de 2008.